Estas quatro primeiras fotos são do vilarejo HALLUM na província de Friesland, no norte da Holanda. Adorei explorar essas terras pois a atmosfera interiorana junto aos cemitérios tão peculiares e tpipicos da região, dão certamente um toque a mais que não encontramos nas grandes cidades holandesas, como Amsterdam que é muito procurada devido ao sexo liberal e drogas à vontade. A Holanda é muito mais que isso, se você souber vasculha-la com cuidado.
Vejam só essas casinhas... Elas estão em toda a volta deste cemitério e reparem... São bem pequenas as casas e com um corredorzinho entre elas, ou seja, são casas muito antigas de séculos atrás e nada mudou. Todas estão ocupadas por famílias e ninguém se incomoda com essa vista tranquila em frente, a vista das sepulturas também muito antigas.
Veja a grade... Ela contorna todas as sepulturas e nela, há alguns baixos portões sempre abertos para quem quiser visitar as sepulturas ou entrar na igreja... Sim, você verá em mais fotos abaixo que as sepulturas contornam sempre uma igreja, é uma tradição muito antiga da província de Friesland. O espaço entre as casas e a grade é estreito, pois antigamente, só passavam pessoas a pé, ou cavalos. Esse dia estava um pouco nublado e deu um certo charme a mais nessas fotos....Agora imagine a neve, em dezembro e janeiro! Trarei fotos assim também, pode ter certeza.
Essa casa é simples e comum de se ver por lá em vários vilarejos. Sempre podemos ver as pedras à mostra nas paredes e as janelas são feitas apenas de vidro e muitas sem cortina, para que realmente possa se ver lá dentro. As janelas bem parecem vitrines, pois muitas coisas são colocadas ali para enfeita-las e notei com bastante frequência que são colocadas bruxinhas em suas vassouras e estatuetinhas de bichos e plantas. E do lado de fora da casa, eles também colocam bancos e estatuetas que simbolizam outros seres que ali também residem... Muito legal ! E rios para todo lado !
Aqui estou eu, nesta foto no vilarejo de WEIDUM. Ao fundo, você pode ver a igreja local e olha que, nunca vi uma depredação, pixação, nada.... Muito menos lixo no chão ou entre as sepulturas. O respeito pela natureza, a história e os mortos... É grande !!! Adoraria ver esse respeito aqui nas nossas terras brasileiras!
Nessa foto em WEIDUM podemos ver bem a igreja e suas sepulturas ao redor... Sabe que mostrei essas fotos a uma amiga brasileira e ela disse: "Denise, mas que horror, as pessoas vão à missa e se casam nessas igrejas? Passam assim, entre as sepulturas? Credo!" Gente, acho que a superstição não tem lugar à frente das tradições e respeito de uma nação, não é? Eu me sinto feliz em ver tais atos serem mantidos por séculos.

Aqui também é WEIDUM e estamos atrás da igreja. Eu adoro esssas fotos !
A região de Friesland não apresenta muitos castelos e fomos para o sul. Aqui é VALKENBURG, um vilarejo muito antigo e hoje, muito turístico. Há as ruínas de alguns castelos e este nesta foto, é um castelo-hotel. Tive azar com um filme de belíssimas fotos que foi queimado e as perdi, mas voltarei lá em dezembro e viajarei para o sul novamente e dali, entraremos na Bélgica também e poderei mostrar mais fotos desta região. Foi uma pena perder as fotos, eram lindass !!!
Aqui é um vilarejo mais distante chamado Wijnjewoude, onde mora uma amiga-fotógrafa, a Michelle Hamstra. Farei uma outra galeria de fotos, apenas com as fotos que ela fez para nós, Ieme meu namorado holandês e eu, em breve. Acho linda essa foto! É a entrada para a floresta, que fica atrás da igreja medieval, também cercada pelas sepulturas. É muito inspiradora essa foto, não acha? O silêncio que presenciei lá, o ar, tudo dá um certo toque de mistério. Muito bonito !

Aqui também é Wijnjewoude, na visão de quem vem caminhando pela estradinha lateral, chegando na igreja. Ao fundo, está a floresta, a mesma da foto acima. Aguardem pelas fotos de Michelle Hamstra, aqui neste lugar !
Aqui foi um dos priemriso vilarejos que visitei, chama-se DOKKUM. É bem bonito e tem uma catedral enorme de São Bonifácio, super alta e como as ruas são estreitas, apenas como passeio para pessoas à pé, não tive distância suficiente para bater fotos, aliás, isso é uma constante nesses vilarejos antigos. Você vê a ponte indo para a casa, nesta foto? Muitasssss casas tem pontes pequenas como essa para que as pessoas possasm entrar nas casas ! Achei lindo isso ! Olhe o rio abaixo, é outro fato... Rios para todo lado e ao lado das casas, como aqui.
Essa foto foi feita em WEIDUM e acho que ela fala por si só...
WORKUM, um dos últimos vilarejosa que visitei e essa catedral é imensa ! Tem um órgão que nossa ! Achei cuiroso que aqui, de um lado existem sepulturas para os mais humildes e de outro, para os mais ricos e eu não tinha visto isso antes em outros vilarejos. O comércio é grande aqui e os barcos também estão presentes em grande número. É claro que os rios não são poluídos e vi pessoas pescando em vários lugares pelas estradas, é liberado.

heheheheeh Essa é demais ! Olha o nome do principal banco da Holanda : RABOBANK !

Eu tive que tirar essa foto e mostrar para todos aqui ! Expliquei que "rabo" é outra coisa no Brasil e todos riram muito lá ! ehheeh Legal né?

HARLINGEN é lindo demais ! foi o primeiro vilarejo que entrei e já me surpreendi com tanta beleza e charme tradicional holandês em tudo que eu olhava. Lá milhares de famílias tem seus barcos e passeam pelos rios que se encontram nas curvas suaves das terras baixas, não existem montnhas ali. São barcos lindos. Nessa avenida, o rio fica no centro e é o ancoradouro dos barcos. As pontes levadiças dão acesso para dentro e fora dos vilarejos ou estão nas estradas. É bem diferente, para nós brasileiros. Lindo ! voltei várias vezes aqui.

Esta foto eu fiz, na entrada da avendia onde estão os barcos que comentei acima. Vi essa moto, as flores, o barco e do outro lado, os carros e casas e comércio, não resisti ! Adoro essa foto também !

 

Aqui é uma entrada que passei todos os dias, pois estava hospedada em Sint Annaparochie, uma das pequenas vilas da regão, digo, Pronvícia de Friesland !

 

Se as fotos estiverem lentas para abrir ou estiver acontecendo falhas ou você não está vendo as atualizações ...

Clique em ATUALIZAR em seu navegador, quantas vezes forem necessárias ao seu computador !

 

DeniseMG

Vampirus Brasil | São Paulo, Brasil © 2001/2005 todos os direitos reservados |