O filme baseado na vida real dos irmãos Jaboc e Wilhelm GRIMM, famosos contadores de fábulas fantásticas

ELENCO
Matt Damon, Heath Ledger, Monica Bellucci, Peter Stormare, Jonathan Pryce, Lena Headey
DIREÇÃO
Terry Gilliam

 

O filme é classificado como AVENTURA, porém eu creio que no gênero FANTASIA e MAGIA este filme se apresentaria de forma mais adequada. E em especial, eu recomendo a todos que gostaram do filme "A lenda do cavaleiro sem cabeça" que teve a direção de TIM BURTON e FRANCIS FORD COPPOLA e, assim como para quem gosta de "Dracula de Bram Stoker" e "Senhor dos Anéis" de Tolkein.

Estes são os verdadeiros Irmãos Grimm (em alemão Brüder Grimm), Jacob e Wilhelm Grimm, são dois alemães famosos por registrar várias fábulas infantis. Também deram grandes contribuições à língua alemã com um dicionário (o Grande Dicionário Alemão) e estudos de lingüística, e ao estudo do folclore.

Verdadeiros Coletores de contos e lendas


Wilhelm Grimm havia publicado seu primeiro livro em 1811, traduções de lendas dinamarquesas antigas (Altdänische Heldenlieder). A primeira obra comum dos dois irmãos, sobre o Hildebrandslied e o Wessobruner Gebet, foi publicada em 1812 e foi seguida em dezembro do mesmo ano da primeira coletânea de Kinder und Hausmärchen (Contos da Criança e do Lar), com tiragem de 900 exemplares. O primeiro manuscrito da compilação de histórias data de 1810 e apresentava 51 narrativas. Os dois irmãos escreviam também uma edição alemã do Eddas, assim como do Reineke Fuchs (uma versão alemã do Romance de Renart, um conjunto de poemas medievais) trabalhos que ficaram, no entanto, durante muito tempo, incompletos. De 1813 á 1816, os irmãos contribuíram igualmente para a revista Altdutsche Wälder, dedicada à literatura alemã antiga, mas que só dura três números.

Em 1814, Wilhelm Grimm torna-se secretário da biblioteca do museu de Kassel e instala-se na Wilhemshöher Tor, em um alojamento pertencente à casa do príncipe-eleitor de Hesse, onde Jacob se junta a ele quando volta de Paris. Em 1815, Jacob Grimm assiste ao Congresso de Viena na qualidade de secretário da delegação de Hesse e em seguida, retorna a Paris para uma missão diplomática em setembro de 1815. Logo depois, abandona a carreira diplomática para poder dedicar-se exclusivamente ao estudo, a classificação e ao comentário da literatura e da história. Neste mesmo ano, ao lado de uma obra de estudos mitológicos (Irmentraße und Irmensäule), ele publica uma seleção de antigos romances espanhóis (Silva de romances viejos).

Em 1815, os irmãos Grimm produzem o segundo volume dos Contos da Criança e do Lar, reimpresso em forma aumentada em 1819. As notas sobre os contos dos dois volumes foram publicadas em um terceiro em 1822. Uma nova publicação que condensava os outros três volumes em um único surge em 1825 e contribui grandemente para a popularidade dos contos. Essa edição foi ilustrada pelo irmão deles Ludwig Emil Grimm. A partir de 1823 apareceu uma edição inglesa ilustrada dos Contos da Criança e do Lar. Durante a vida dos dois irmãos apareceram sete impressões da edição completa em três volumes dos contos e dez da edição reduzida a um volume único. A qüinquagésima edição, última com os autores vivos, já totalizava 181 narrativas. Algumas dessas histórias são de fundo europeu comum, tendo sido também recolhidas por Charles Perrault, no século XVII, na França, o que remete à existência de uma fonte comum.

Seguem-se, entre os anos de 1816 e 1818, os dois tomos de lendas recolhidas (Deutsche Sagen). Os dois irmãos haviam recolhido indiferentemente contos e lendas. É difícil separá-los sob critérios temáticos e os irmãos não os fizeram de maneira seguida. No entanto, os contos remontam no essencial a fontes orais, enquanto as lendas foram terminadas mais ou menos ao mesmo tempo, desde 1812. A demora de seis anos da publicação se explica pelo trabalho de composição de um texto publicável. O conjunto de lendas não conseguiu grande sucesso e não foi, portanto, reimpresso durante a vida dos irmãos.

Na idade de 30 anos, Jacob e Wilhelm já haviam conseguido uma posição de destaque por suas numerosas publicações. Eles viviam juntos em Kassel, com o modesto salário de Wilhelm durante um tempo. Apenas em abril de 1816, Jacob tornou-se segundo bibliotecário em Kassel, ao lado de Wilhelm que já trabalhava há dois anos como secretário. O trabalho deles consistia em emprestar, procurar e classificar as obras. Simultaneamente a suas funções oficiais, eles podiam realizar as próprias pesquisas, que foram condecoradas em 1819 por um doutorado honoris causa da Universidade de Marbourg.

Eles não teriam podido publicar tanto durante estes anos sem encorajamento nem proteções. Primeiramente eles foram sustentados pela princesa Wilhelmine Karoline de Hesse. Depois de sua morte em 1820 e a do príncipe eleitor em 1821, os irmãos mudaram-se com a irmã deles, Charlotte, para um alojamento mais simples, entre uma caserna e uma forja, não sem conseqüências embaraçosas para o trabalho deles. "Lotte", que até então ficava com a família, se casaria pouco depois, deixando os dois irmãos que se mudariam várias vezes e levariam uma vida de solteiros durante muitos anos ainda.

Pesquisa de DENISE MG - GRIMM, Irmãos. Contos de Fadas; 4ª edição; São Paulo: Editora Iluminuras Ltda, 2002.

Imagens do belo filme

 
   

Quero ainda dizer que o filme, apresenta :

  • Fábulas infantis como > Chapeuzinho vermelho - João e Maria - Rapunzel como personagens que passam pela floresta de árvores que se mexem, uma floresta encantada repleta de Corvos.
  • A apresentação de Monica Bellucci como a "MIrror Witch" é belíssima ! Acima vc pode ver fotos dela, como a bela Rainha e também como a Bruxa envelhecida que depende do seu espelho mágico para se ver Bela.
  • As sepulturas, 12 que precisam ter 12 belas crianças para alimentar a beleza da rainha da torre, que está no meio da floresta... Sepulturas dispostas em círculo.
  • As trapalhadas dos Irmãos Grimm que àprincípio, são apenas dois trapaceiros que ganham a vida, explorando as crendices dos povos das vilas pobres... Eles vendem a imagem de sábios caçadores de Bruxas, Demônios e outros ... Porém um dia, eles se deparam com algo real e mágico e tenebroso a desvendar e precisam salvar as crianças, a vila e a si mesmos.
  • Os Irmãos Grimm, Jake e Wil, viajam através da Europa de Napoleão, ou seja ... belos figurinos e vilas e curiosidades > que quero de fato, que vc veja NO FILME... não vou contar tudo ! :)
  • O lado sombrio de toda a fotografia do filme o deixa mais encantador e surpreendente e vale a pena ser visto !

Espero que tenha gostado desta dica e BOM FILME ou BOA LEITURA das fábulas encantadas dos IRMÃOS GRIMM !!!!

DeniseMG

Curiosidades

Nicole Kidman e Anthony Hopkins estavam confirmados no projeto, mas sairam por problemas de agendamento.

O diretor Terry Gilliam e o ator Matt Damon queriam contratar Samantha Morton para o papel feminino principal, mas foram vetados pelos irmãos e produtores Bob Weinstein e Harvey Weinstein.

Robin Williams estava originalmente no elenco, mas desistiu da produção.

Johnny Depp estava em negocioações para interpretar Will Grimm.

Matt Damon teve aulas de Tango como preparação para o papel.

Damon e Ledger iriam fazer papéis opostos, mas resoveram trocá-los.

Wallpapers

Site O ficial do filme : http://www.europafilmes.com.br/hotsites/osirmaosgrimm/

Muito bonito este site > VISITEM !

 

tudo feito por DeniseMG

DeniseMG

Vampirus Brasil | São Paulo, Brasil © 2001/2006 todos os direitos reservados |